Com o Google Workspace for Education (antigo GSuite for Education), os professores tem acesso a um conjunto de ferramentas que tornam o ensino mais produtivo, colaborativo e relevante.
Serviço disponível para servidores e alunos
A cota de armazenamento para o Drive e Gmail é de:
@alunos.utfpr.edu.br: 10GB (regularmente matriculados)
@alunos.utfpr.edu.br: 1GB (formados)
Veja a lista completa aplicações disponíveis aqui: https://gsuite.google.com/dashboard
Para ter acesso a todos os recursos do Google Workspace for Education, entre com sua conta institucional e não com uma conta pessoal @gmail.com.
Link de acesso: http://gsuite.google.com/u/1/dashboard.
O dashboard GSuite permite o acesso fácil as principais ferramentas. Todos os professores podem acessar os serviços utilizando o domínio @professores.utfpr.edu.br. A senha é a mesma utilizada para o seu e-mail institucional @utfpr.edu.br.
Por exemplo, para uma conta institucional teste@utfpr.edu.br, utilize teste@professores.utfpr.edu.br.
Importante: Caso tenha problemas no acesso, altere sua senha pelo link e aguarde até 12 horas para a sincronização com os aplicativos Google.
Os alunos regularmente matriculados nos cursos técnico, graduação e pós-graduação lato-sensu ou stricto-sensu (regulares, especiais e externos), também tem acesso a estes serviços com o uso do domínio @alunos.utfpr.edu.br.
Para criar seu e-mail @alunos.utfpr.edu.br, acesse o portal do aluno. O sistema apresentará as opções disponíveis e após a escolha do seu e-mail institucional, não será possível realizar a alteração.
Em seguida utilize o e-mail institucional para efetuar login no Google.
Lembre-se: Sua senha de acesso ao seu e-mail @alunos.utfpr.edu.br é a mesma do portal do aluno.
Se você é Técnico Administrativo e precisa deste acesso por qualquer motivo, esteja ciente que o serviço ainda não esta homologado para TA's e pode não ser continuado, portanto solicitamos que utilize unicamente para fins de treinamento, reuniões remotas e não armazene conteúdo institucionais.
Servidores Tec. ADM que precisam do acesso, podem acessar utilizando o @administrativo.utfpr.edu.br. A senha é a mesma do e-mail institucional.
Por exemplo, para uma conta institucional teste@utfpr.edu.br, utilize teste@administrativo.utfpr.edu.br.
Importante: Caso tenha problemas no acesso, altere sua senha pelo link e aguarde até 12 horas para a sincronização com os aplicativos Google.
Educadores dedicados aprendem por toda a vida. Partindo desse princípio, o G Suite disponibiliza uma formação on-line gratuita para a sala de aula que ajuda os professores a fazerem ainda melhor o que eles já fazem muito bem.
Acesse o centro de treinamento e aprenda a utilizar todos os recursos disponíveis:
A licença utilizada atualmente é a Google Workspace for Education Plus
. Clique aqui para conhecer as funcionalidades habilitadas nessa versão.
Caso tenha habilitado a autenticação em dois fatores, e não tem mais o acesso ao antigo número, é necessário solicitar ao administrador a remoção do celular da sua conta.
A solicitação pode ser realizada no suporte de TI (reitoria) - Fila Infraestrutura de TI.
Aluno: Utilize sua contaa(matrícula)
e senha do portal do aluno para acesso.
As senhas do serviço Google Workspace é sempre sincronizada com os sistemas UTFPR. Após a alteração da senha nos sistemas UTFPR, a sincronização com a sua conta Google Workspace pode levar até 12h.
Contas @alunos.utfpr.edu.br - Utilize a mesma senha do portal do aluno para acessar sua conta, caso precise recuperar a sua senha, siga o processo de recuperação.
contas @professores.utfpr.edu.br e @administrativo.utfpr.edu.br - Utilize a mesma senha do seu e-mail @utfpr.edu.br, caso precise recuperar sua senha, clique aqui.
Para resolver este problema, siga os passos abaixo:
Você pode baixar seus e-mails da conta @alunos.utfpr.edu.br utilizando o protocolo POP3, para isso siga os seguintes passos:
Primeiro, configure o POP na conta @alunos.utfpr.edu.br
Configurações
e Ver todas as configurações
.Encaminhamento e POP/IMAP
.Download POP
, selecione Ativar POP para todos os e-mails
.Depois, faça alterações no seu cliente de e-mail
O cliente de e-mail pode ser um programa instalado localmente no seu computador como Outlook/ Thunderbird ou mesmo um outra conta de e-mail de um serviço na nuvem (exceto para outra gmail) que permita carregar mensagens via POP3 de outros servidores.
Configure seu cliente de e-mail com estas configurações:
Servidor POP | Porta | Requer SSL |
---|---|---|
pop.gmail.com | 995 | SIM |
Quantos aos arquivos armazenados no Drive, estes podem ser baixados localmente e posteriormente armazenados em mídias próprias ou em outros serviços/contas de armazenamento na nuvem.
Uma vez escolhido e criado um e-mail institucional, é possível alterá-lo em caso de mudança de nome ou inclusão de nome social.
A solicitação pode ser realizada no suporte de TI (reitoria) - Fila Infraestrutura de TI.
Utilize sua contaa(matrícula)
e senha do portal do aluno para acesso.
Entre em contato com o suporte de TI (reitoria) - Fila Infraestrutura de TI.
Aluno: Utilize sua contaa(matrícula)
e senha do portal do aluno para acesso.