O Serviço Institucional de Mensagens Instantâneas possibilita a comunicação rápida e direta entre os membros das equipes de trabalho e entre todos os servidores da UTFPR.
Serviço disponível apenas para servidores.
Caso não encontre quem você busca, basta convidar esta pessoa que ela aparecerá instantaneamente assim que entrar no chat pela primeira vez.
A plataforma utilizada é a Zulip, que oferece os benefícios do bate-papo em tempo real e da comunicação assíncrona inspirada nas conversas modernas de e-mails:
A ferramenta permite video-chamadas, envio de anexos
(documentos de até 25MB) e de imagens (drag-and-drop ou copiar-colar), gifs
, emojis
, diversas formatações de mensagens e a opção de olhar como a imagem aparecerá após enviada
. Para descobrir mais sobre as opções disponíveis na ferramenta, acesse a página de ajuda do desenvolvedor.
Após iniciada uma conversa privada, ela aparecerá na lista de Mensagens Privadas do chat:
As mensagens com mais de um destinatário aparecerão na lista de mensagens privadas com o icone .
Você pode acessar o Chat Institucional de 3 formas diferentes: Navegador, Desktop e Celular.
Para acessar via Navegador de Internet, acesse https://chat.utfpr.edu.br/.
Utilize o seu login e senha do e-mail institucional (@utfpr.edu.br
) para entrar no chat.
Para acessar via Desktop e Celular, primeiro faça o download do aplicativo e instale-o:
Depois, abra o aplicativo e digite a URL da organização: chat.utfpr.edu.br
:
Utilize então o seu login e senha do e-mail institucional (@utfpr.edu.br
) para entrar no chat.
As mensagens em grupo ainda podem ser organizadas oficialmente em "Canais", exatamente da mesma forma como fazemos em ferramentas de uso particular, como o WhatsApp e o Telegram:
No canal da equipe de trabalho, os assuntos ainda podem ser sub-divididos em "tópicos":
O tópico (ou assunto) permite separar os assuntos relevantes para uma determinada atividade, isolando assim os assuntos fora de tópico ("conversas paralelas") ao mesmo tempo em que permite o acesso a todas as outras mensagens do canal:
Desta forma, todos os integrantes podem manter-se em dia com os assuntos da equipe, melhorando assim o fluxo de comunicação, a organização das mensagens e a unidade do time.
Você pode solicitar a criação de canais para as equipes que você gerencia.
Crie canais para Reitoria, Pró-Reitorias, Diretorias, Departamentos, Divisões, Comissões e demais Grupos de trabalho inter-departamentais de assuntos gerais que você esteja gerenciando, bastando informar ao administrador do chat o nome do canal desejado e o seu campus.
Basta logar-se no chat, inscrever-se no canal Solicitações de Novo Canal e solicitar diretamente ao administrador a criação do seu canal:
1. Vá nas Configurações dos Canais:
2. Selecione Todos os Fluxos (ou Todos os Canais, dependendo da instalação):
3. Selecione o fluxo (ou canal) chamado Solicitações de Novo Canal:
4. Clique em Se inscrever:
5. Agora é só dar um "Oi" ao administrador e solicitar o canal desejado:
Como este é um chat institucional, os canais criados também são. Por este motivo, não é possível a criação de canais "pessoais". Contudo 👇
Caso deseje uma conversa menos oficial e mais descontraída entre múltiplas pessoas, você não precisa criar um canal. Você só precisa adicioná-las na lista de destinatários da mensagem e a conversa aparecerá na lista de mensagens privadas com o icone
.
Acreditamos que o chat institucional é um espaço não apenas para assuntos estritamente profissionais, mas também para a integração livre e espontânea entre os servidores desta instituição. Por este motivo, decidimos por não determinar de forma automática qual a foto que cada servidor irá aparecer para os demais.
Desta forma 👇👇👇
👉 👉 👉 Lembre-se de colocar uma sua foto em seu perfil ! ! !
Você tem a liberdade de substituir a sua foto sempre que achar necessário. 😉👍
Dica: escolha uma foto que facilite a sua identificação.
Para colocar uma foto em seu perfil:
1. Selecione o Menu de Configurações > Definições:
2. Selecione A sua conta e carregue (ou troque) a sua imagem:
Posso adicionar outras pessoas a um canal privado?
É possível alterar o visual para o Modo Noturno?
Como especificar o meu local de trabalho atual?