O serviço de e-mail é a principal forma de comunicação dos colaboradores da UTFPR junto a comunidade interna e externa e está disponível para os Professores, Técnicos-Administrativos e estagiários.
Serviço também disponível para alunos (Regularmente matriculados). Aluno Especial e Externo não tem direito ao e-mail institucional.
Se você é aluno, o serviço de e-mail é disponiblizado por meio do Google Workspace for education, acesse aqui para ter informações sobre o e-mail @alunos.utfpr.edu.br.
Configurações do e-mail institucional
Entre as diversas funcionalidades do serviço de e-mail destacam-se:
Interface simples e moderna que oferece agilidade na visualização e pesquisas de e-mails.
-Filtros
-Redirecionamentos de mensagens
-Avisos de férias
-Alteração de senha
Todas as contas de e-mails institucionais @utfpr.edu.br, possuem uma cota de armazenamento padrão de 10GB.
A ampliação deverá ser solicitada via chamado e será de 5GB (por solicitação), até o limite máximo de 35GB. Caso necessite de espaço maior ou uma ampliação inicial superior a 5GB, deve ser enviada uma justificativa para análise (outras informações podem ser solicitadas pela nossa equipe).
As mensagens classificadas como spam são automaticamente encaminhadas para a pasta "SPAM".
O sistema anti-spam é utilizado para manter a eficiência do serviço e reduzir a quantidade de spams que chegam na sua caixa de correio. Acessando https://spamfirewall.utfpr.edu.br, caso necessário, você também pode desativar essa verificação.
Caso queira configurar um cliente de e-mail próprio, como o outlook ou thunderbird, utilize as seguintes configurações.
Endereço servidor IMAP: mail.utfpr.edu.br
Porta do servidor IMAP: 993/SSL
Endereço servidor SMTP: smtp.utfpr.edu.br
Porta do servidor SMTP: 587/STARTTLS